A Oftalmopediatria é uma subespecialidade da Oftalmologia voltada especialmente para cuidar da saúde dos olhos das crianças.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia revelou que cerca de 20% das crianças em idade escolar sofrem com algum problema de visão, sendo a miopia um dos problemas mais comuns.
Diversas outras doenças podem ser consideradas comuns em crianças e grande parte delas tem tratamento, se diagnosticada precocemente.
Veja algumas delas abaixo:
Ametropia
Também conhecida como erro refrativo, a ametropia ocasiona a focalização inadequada da luz no eixo visual. Os tipos mais comuns de ametropia são a miopia, como já comentado acima, a hipermetropia e o astigmatismo.
Glaucoma congênito
Devido ao aumento de filtração ou dificuldade de drenagem dos fluidos intraoculares pode ocorrer aumento da pressão dentro do olho. Isso faz com que ocorra lacrimejamento, córnea turva e fotofobia. O tratamento pode incluir colírios para diminuir a pressão interna e, em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.
Catarata congênita
A catarata congênita é a opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho, e a pupila fica branca. É indolor e impede a formação de imagens nítidas. É uma das principais causas de cegueira infantil tratável.
Ambliopia
Popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, ocorre quando os olhos parecem não funcionar em conjunto, causando um tipo de compensação. Pode ser causada por diferença de grau entre os olhos e um deles recebe menos estímulos que o outro, gerando uma diferença no desenvolvimento entre eles.
Estrabismo
Se trata de um desalinhamento dos olhos e causa uma duplicidade de imagens. O tratamento inclui o uso de óculos especiais ou cirurgia, em casos mais severos.
Retinoblastoma
É um tipo de câncer que pode ocorrer em ambos os olhos ou apenas em um. Comumente apresenta poucos sintomas e quando diagnosticado precocemente, pode ser curado. Pode provocar alteração no reflexo da pupila, visto a olho nu ou nas fotos, apresentando reflexo branco.
Doenças sazonais
Alguns tipos de alergias são transmitidos com maior facilidade. A conjuntivite é um dos exemplos mais comuns de inflamação causada por alergia. Essas doenças podem ter uma origem viral ou bacteriana.
Quando levar meu filho ao oftalmologista?
As recomendações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica são:
- Todo recém-nascido deve ser submetido ao Teste do Olhinho (teste do reflexo vermelho) até 72 horas após o nascimento;
- Bebês de 6 a 12 meses podem ser submetidos a um exame oftalmológico completo;
- Crianças de 3 a 5 anos, idealmente aos 3 anos, devem ser submetidas a um exame oftalmológico completo.