logo-exp-HON-v1-svg-novo_7

Presbiopia: por que ela chega com a maturidade?

Os desafios da saúde visual após os 40+ 

A visão é um dos nossos sentidos mais preciosos, mas ela também envelhece! Nosso corpo passa por transformações naturais, principalmente após os 40 anos, e um fenômeno comum que afeta a qualidade da visão é a presbiopia, frequentemente chamada de “vista cansada”. 

O QUE É A PRESBIOPIA?

A presbiopia é um processo natural e gradual que ocorre à medida que os olhos envelhecem. Ela se manifesta quando a capacidade do cristalino, a lente natural do olho, de focar objetos próximos diminui. Isso resulta em dificuldades para ler, realizar atividades que exigem foco próximo e até mesmo para enxergar claramente em ambientes pouco iluminados.

OS SINTOMAS REVELADORES DA PRESBIOPIA

À medida que os anos avançam, muitas pessoas começam a notar sinais reveladores da presbiopia. Entre os sintomas mais comuns, estão a necessidade de afastar objetos para ler com clareza, visão turva ao ler de perto, e a sensação de fadiga ocular após atividades que demandam concentração visual.

COMO LIDAR COM A PRESBIOPIA?

Ao perceber os sinais da “vista cansada” (citados no tópico acima), é importante agendar uma consulta com o oftalmologista. A partir dessa conversa, o profissional poderá fornecer um diagnóstico preciso sobre a condição e apresentar as possibilidades de tratamento disponíveis. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da presbiopia.

PREVENÇÃO À PRESBIOPIA

Como a presbiopia está relacionada ao envelhecimento natural, não existe prevenção para ela, mas é importante realizar consultas anualmente para avaliação da saúde ocular, pois há casos de “vista cansada” antes dos 40 anos.

FUTURO DA SUA VISÃO

A presbiopia não é algo danoso para a visão, pois é um processo natural do nosso corpo, mas necessita de avaliação e acompanhamento. Com a orientação correta, é possível enfrentar os desafios visuais da maturidade com confiança, mantendo um olhar claro e focado no futuro.

Se você notar que apresenta os sinais da presbiopia, consulte um de nossos oftalmologistas e passe por uma avaliação segura e confiável sobre essa condição.

Agende pelo telefone abaixo ou em nosso site.

📞 (21) 2715-6000

🌐 www.hon.com.br

Publicações recentes