O que você precisa saber sobre o Teste do Olhinho

bp2

Pouco conhecido, o Teste do Olhinho é de extrema importância para a saúde ocular do seu bebê! 

Você sabia que nosso país tem quase 30 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas? Esse número assustador foi divulgado, no estudo publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, “As Condições de Saúde Ocular no Brasil”. O número tão alto demonstra que a saúde ocular infantil tem sido negligenciada ou ignorada, principalmente porque algumas doenças poderiam ser tratadas ou evitadas se o Teste do Olhinho em bebês fosse realizado. Você sabe o que ele detecta e por que seu filho deve realizar esse procedimento? Então confira o conteúdo que preparamos para que você saiba tudo sobre esse exame! 

Extremamente importante, o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), ou Teste do Olhinho, pode diagnosticar doenças como retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, infecções e, até mesmo, cegueira. Rápido e indolor, o exame identifica um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Para que este reflexo seja identificado, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. 

Como é realizado o Teste do Olhinho?

Aqui no Hospital de Olhos Niterói, após a triagem inicial, são administrados colírios diluídos que vão dilatar a pupila (menina dos olhos), possibilitando o exame do fundo do olho. Os colírios podem provocar desconforto quando é aplicado, mas é passageiro. 

O exame é realizado no consultório com luz baixa, onde o médico irá utilizar um instrumento chamado oftalmoscópio, que irá projetar um feixe de luz em direção aos olhos do bebê e observar o reflexo das pupilas. Rápido, com duração inferior a 10 minutos, o Teste do Olhinho é completamente indolor. 

Visão do bebê 

Os bebês possuem 1/3 do campo visual de um adulto e, assim como falar e andar, eles também precisam aprender a enxergar. O Teste do Olhinho é essencial, pois avalia o fundo do olho e identifica se o bebê possui todas as estruturas importantes para que ele possa desenvolver a visão. 

Nos primeiros meses, a visão é borrada como no nascimento, depois o bebê consegue fixar o olhar e acompanhar movimentos, até que consiga identificar cores, contraste e nitidez no terceiro mês de vida. Nesse período, a criança enxerga vultos, uma vez que seus olhinhos ainda estão se formando, e é só no sexto mês que ele terá uma visão parecida com a do adulto. 

Como saber se meu bebê tem problema de visão? 

Algo simples que os pais podem fazer é observar as pupilas e os reflexos nas fotografias do bebê. Se, no lugar do reflexo vermelho que aparece nas fotos, aparece uma mancha branca, um oftalmologista deve ser procurado com urgência. O aspecto branco da pupila pode indicar presença de catarata congênita ou câncer intraocular. 

A catarata congênita é uma doença de nascença e uma em cada cem crianças pode apresentar essa alteração. Quando tratada, é possível assegurar o desenvolvimento normal da visão. 

Apesar de parecer bobo, observar o reflexo nas fotos com o bebê é extremamente eficaz. Foi com essa atitude simples que Lua, filha do apresentador Tiago Leifert, foi encaminhada a um oftalmologista, diagnosticada e tratada precocemente com um câncer raro, o retinoblastoma. O tumor, que atinge a retina, deixa a pupila numa cor branca e foi diagnosticado após os pais observarem a mancha nas fotos que tiravam de sua filha. 

Depois de fazer o Teste do Olhinho, a recomendação é que os bebês sejam avaliados entre 6 meses e 1 ano, aos 3 anos e 5 anos. A partir da idade escolar, deve ir ao oftalmologista regularmente, pelo menos uma vez ao ano.

Em casos de doenças oculares confirmadas, confie apenas nos cuidados oferecidos por oftalmologistas. No Hospital de Olhos Niterói, você encontra especialistas comprometidos com o seu bem-estar e sua saúde ocular! 

O Teste do Olhinho está disponível em todas as nossas unidades – Niterói (Icaraí, Região Oceânica ou Plaza Corporate), São Gonçalo e Maricá. Para agendamentos ou informações, fale com a gente pelos números (21) 2715-6000 ou (21) 3961-9800 (Maricá).

Publicações recentes