logo-exp-HON-v1-svg-novo_7

O perigo dos óculos falsos

Quando o barato sai caro e é sua saúde ocular quem paga a conta

Todo carioca já se deparou com um vendedor ambulante vendendo óculos de sol, seja na praia ou nos camelôs. Há quem escolha os óculos apenas pelo aspecto estético, outras pessoas, apenas pelo valor. A verdade é que, para usar óculos com segurança, é preciso levar em consideração vários fatores, entre eles, a procedência e a segurança.

Algumas pessoas acabam sendo levadas pelo preço e optam por comprar óculos fabricados de maneira irregular, ignorando totalmente o perigo dos óculos falsos. Segundo a Associação Brasileira de Indústria Óptica, apenas 70% dos óculos produzidos ao longo do ano possuem as proteções necessárias para proteger nossos olhos dos raios UV. Os outros 30% são óculos falsificados ou piratas.

O problema é que economizar, nesse caso, não vale a pena. Os óculos falsificados podem desencadear grandes problemas oculares no futuro. Continue lendo e saiba mais sobre os perigos dos óculos falsos.

Riscos dos óculos falsos

Quantas pessoas você conhece que, depois dos 40 anos, começou a apresentar dificuldade para ler? Apesar de ser normal, para algumas pessoas, o problema se agrava quando, ao invés de agendar uma consulta no HON, a pessoa compra um par de óculos em um camelô e acha que tudo será resolvido.

Ao deixar de passar por uma consulta oftalmológica, a pessoa deixa de fazer exames importantes, entre eles o de fundo de olho, que diagnostica glaucoma e outras doenças relacionadas à retina.

Quando você assume o risco de usar, regularmente, óculos falsificados, está pondo em risco a saúde ocular. O mais indicado é que, ao notar alguma dificuldade para enxergar, passe por uma consulta com o oftalmologista. O passo seguinte é encomendar os óculos, em loja segura, com a certeza de que as lentes serão produzidas em laboratórios totalmente de acordo com a receita.

Ainda que a pessoa não tenha uma grave doença ocular, o fato de usar rotineiramente óculos falsos com grau está colocando em risco a saúde dos seus olhos, podendo apresentar complicações, tais como:

·         Estafa da visão (vista cansada);

·         Desvio ocular;

·         Desconforto e dor nos olhos;

·         Crescimento de tecido sobre a córnea;

·         Queimadura de retina;

·         Tumores no olho e na pálpebra;

·         Formação de catarata precoce;

·         Aumento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI);

·         Melanoma ocular.

Esses são alguns dos problemas mais comuns causados pelo uso de óculos falsificados. Além disso, eles não tratam ou corrigem a sua necessidade. As lentes atuam somente como um paliativo para o problema.

Óculos de sol falsificados

As lentes de sol falsificadas podem ser extremamente nocivas, pois aumentam a agressão dos raios solares, uma vez que não possuem filtros UVA e UVB. As lentes originais testam a proteção UV e vão assegurar que não haja nenhuma exposição excessiva aos raios de luz mais agressivos.

Quando nos expomos à luz, a pupila se fecha automaticamente. O uso da lente escura inibe esse movimento, mas, se a lente não tiver os filtros necessários, a pupila permanecerá aberta sem nenhuma proteção. A ausência dessa proteção dos filtros causa queimaduras na retina, crescimento acelerado da córnea, tumores de pálpebra e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Como se proteger?

Primeiramente, você precisa passar pela consulta oftalmológica com profissionais capacitados e especialistas na sua saúde ocular. No HON, você pode agendar a sua consulta com os nossos especialistas pela Central de Atendimento – (21) 2715-6000 – ou pelo site. 

Após a consulta, no momento da compra, certifique-se de que as lentes de seus óculos são originais, exigindo a nota fiscal. Ao escolher óculos escuros, use lentes com proteção para raios ultravioleta.v

Publicações recentes