logo-exp-HON-v1-svg-novo_7

Conversando sobre o glaucoma

Depois de dois anos e meio de hiato, o evento sobre glaucoma volta a acontecer no HON

O dia 26 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, uma doença silenciosa que, quando não tratada, pode causar cegueira. O Hospital de Olhos Niterói retomou o projeto Conversando sobre Glaucoma, que faz parte dos eventos de conscientização e informação sobre a doença.  

Trata-se de um evento em que pacientes diagnosticados com o glaucoma são convidados para um encontro com nossos glaucomatólogos, onde é possível falar sobre o glaucoma com uma linguagem muito acessível, sobre os cuidados e as dificuldades depois que os pacientes recebem o diagnóstico e, sobretudo, sobre a importância de manter o acompanhamento médico, os exames e a medicação.

Depois do hiato de dois anos e meio, no último dia 18, os especialistas Dra. Juliana Avelar, Dra. Camila Zangalli, Dr. Riuitiro Yamane e Dr. Klinger Freitas tiraram dúvidas dos convidados, numa incrível troca de saberes e de conhecimento.

O evento foi um sucesso, com muito conteúdo exposto de maneira clara e didática, mantendo sempre o foco na disseminação de conhecimento, para que seja feito o diagnóstico precoce da doença, essencial no tratamento e no prognóstico.  

Compreendendo o glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Isso ocorre em cerca de 80% dos casos, porque essa é uma doença silenciosa, não provocando dor ou outros sinais. Ou seja, a doença pode estar presente sem que a pessoa perceba, o que vai lesionando progressivamente e de forma irreversível o nervo óptico, responsável por levar as mensagens visuais ao cérebro.

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) aponta que quem já passou dos 40 anos, quem tem altos graus de miopia, histórico familiar da doença ou pressão intraocular elevada corre mais risco de desenvolver a doença.

O glaucoma pode ser detectado por meio de uma análise oftalmológica detalhada, em que o oftalmologista mede a pressão intraocular, faz o exame de fundo de olho e, quando necessário, solicita o exame de campo visual. Para ajudar no diagnóstico, cuidado e tratamento do glaucoma, conte com os especialistas glaucomatólogos do Hospital de Olhos Niterói que atendem nas unidades Niterói (Icaraí, Região Oceânica ou Plaza Corporate), São Gonçalo e Maricá. Para agendamentos ou informações, fale com a gente pelos números (21) 2715-6000 ou (21) 3961-9800 (Maricá).

Publicações recentes