• webmail
  • Acesso restrito
anti1

Cirurgias Antiglaucomatosas

Para os pacientes que não conseguem obter controle da pressão ocular através do uso de medicamentos, estão indicadas cirurgias antiglaucomatosas.

Trabeculectomia

Trata-se da técnica cirúrgica mais realizada para controle da pressão ocular. Consiste na criação de uma válvula para drenagem do líquido interno do globo ocular (humor aquoso) direcionando-o para uma bolha externa. Desta forma, o excesso de líquido é lentamente escoado pela válvula quando a pressão atinge níveis acima do ideal.

A cirurgia é realizada sob anestesia local e tem duração de aproximadamente uma hora. No período pós-operatório, são necessárias revisões frequentes para controle da pressão ocular e eventualmente a retirada de pontos com Laser ou a reintervenção cirúrgica para ajuste da drenagem. Quando o nível da pressão encontra-se acima do ideal mesmo após a cirurgia, o uso complementar de colírios pode ser necessário.
Todo paciente com glaucoma necessita verificar periodicamente a pressão ocular, mesmo após a realização da trabeculectomia.

Cirurgias Ciclodestrutivas

Em olhos com pressão ocular elevada e visão intensamente reduzida pelo glaucoma de forma irreversível, ao invés do procedimento de drenagem, realiza-se a destruição parcial do tecido responsável pela produção do humor aquoso. Desta forma reduz-se a quantidade de líquido produzida, e conseqüentemente o nível da pressão. Esta alternativa é válida principalmente para olhos com quadro de dor crônica relacionada a hipertensão ocular grave.
A destruição do Corpo Ciliar é feita pela aplicação do Laser de Diodo, sob anestesia local.

Implante de Válvula de Drenagem

Quando a construção de uma válvula com o próprio tecido ocular não pode ser realizada através da trabeculectomia, torna-se necessário o implante de uma válvula artificial. Existem diversos modelos de válvulas para glaucoma, sendo as de Ahmed e Molteno as duas mais utilizadas. A cirurgia de implante tem duração de aproximadamente uma hora e meia, também sob anestesia local.