logo-exp-HON-v1-svg-novo_7

Glaucoma

O que é o glaucoma

É uma neuropatia óptica, ou seja, uma doença que se caracteriza por uma lesão progressiva do nervo óptico.

A causa mais importante dessa deterioração é a pressão intraocular elevada. Outros fatores envolvidos são a diminuição do fluxo sanguíneo do nervo óptico e uma oxidação exagerada das células.

Sintomas

O glaucoma é uma doença silenciosa porque quando começa não produz nenhum sintoma ou sinal.

Quando a lesão do nervo óptico progride, aparecem escotomas (zonas com visão diminuída ou sem visão). O paciente geralmente percebe que não está vendo bem quando a visão central se altera (visão empregada para ver televisão ou ler, por exemplo). Essa situação já indica uma lesão grave e irreversível do nervo óptico.

Alguns pacientes podem desenvolver glaucoma agudo, situação que provoca sintomas. O paciente pode notar olho vermelho, dor no olho ou na cabeça, náuseas e a visão diminui . É uma urgência e necessita consulta, diagnóstico e tratamentos imediatos. 

Diagnóstico

Durante o exame, o oftalmologista consegue detectar alterações na pressão ocular, ou no aspecto do nervo óptico. Quando isso ocorre, a suspeita da doença leva ao pedido de exames complementares para aprofundar a avaliação.

Existem diversos exames para avaliar o comportamento da pressão ocular, o nervo óptico, a camada de fibras nervosas da retina e o campo de visão do paciente. Cada um deles fornece pistas importantes e, juntos, ajudam a definir o diagnóstico. Como exames  de campo visual, retinografia do disco óptico, gonioscopia, paquimetria, OCT e outros.

Tratamento 

O tratamento do glaucoma é feito com diferentes tipos de colírios, laser e/ ou cirurgias. 

Em todos os tratamentos procura-se diminuir a pressão intraocular a um valor seguro que permita manter as condições da visão e do nervo óptico.

Obs.: as informações aqui contidas têm caráter unicamente informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação.

Outras especialidades

Visão Subnormal

Oftalmopediatria

Uveíte

Retina e Vítreo

Cirurgia Refrativa

Plástica Ocular

Lente de Contato

Glaucoma

Estrabismo

Córnea

Catarata