• webmail
  • Acesso restrito
glaucoma

Glaucoma

O que é Glaucoma?

O glaucoma é uma doença ocular, que pode levar à cegueira, se não for diagnosticado e tratado a tempo. Ele causa sofrimento do nervo óptico que pode se associar à pressão intraocular elevada e se expressar com a alteração do campo visual. Estima-se que no Brasil, cerca de um milhão de pessoas sejam portadoras do glaucoma e que 50% a 75% dos portadores desconhecem ter a doença.

O que o paciente sente?

Há mais do que trinta tipos de glaucoma. Na maioria deles, o paciente não sente nada nos olhos e nem mesmo nenhuma modificação da visão. No entanto, alguns pacientes poderão se queixar de dor nos olhos ou em seu entorno, alteração visual e halos coloridos (glaucoma de ângulo fechado). E mais, o glaucoma pode piorar sem que o doente se dê conta da perda gradual do campo visual e da progressão da lesão do nervo óptico.

Como posso saber se tenho a doença?

Somente um exame oftalmológico cuidadoso será capaz de fazer o diagnóstico do glaucoma, especialmente quando o médico realiza o exame do fundo de olho, a medida da pressão intraocular e o exame do campo visual.

O Glaucoma sempre cega?

Se o diagnóstico do glaucoma, ladrão silencioso da visão, for feito precocemente e o tratamento for apropriado, a cegueira poderá ser evitada na maioria dos casos desta doença.

É possível fazer diagnóstico precoce?

Sim, quando o paciente se submete, periodicamente, a exames oftalmológicos. As pessoas pertencentes ao grupo de risco (acima de 40 anos de idade, histórico familiar da doença, pressão intraocular elevada, etnia negra, escavação aumentada do disco óptico) são em particular, as que apresentam maior tendência a desenvolver a doença e portanto são as que devem estar sob maior vigilância para permitir diagnóstico mais precoce.

O Glaucoma tem cura?

O glaucoma primário de ângulo aberto, o tipo mais comum de glaucoma, não tem cura, mas pode ser tratado e controlado, mas alguns tipos de glaucoma poderão ter cura, tais como o de ângulo fechado, quando diagnosticado precocemente ou alguns dos glaucomas secundários, quando a causa é tratada.

glaucome2
glaucoma3

Qual é o tratamento do Glaucoma?

Atualmente, o tratamento do glaucoma consiste em reduzir a pressão intraocular. Existindo três formas de tratá-lo: por medicamentos, laser e cirurgia. Em geral, o tratamento se inicia com o uso de colírios hipotensores oculares (no mercado, há disponíveis dezenas de tipos diferentes de colírios).
Se este procedimento for insuficiente e a pressão intraocular se mantiver elevada, está indicado o tratamento cirúrgico que pode ser por meio do laser (trabeculoplastia, ciclofotocoagulação) ou incisional (trabeculectomia, implantes valvulares, cirurgias não penetrantes e cirurgias canaliculares e supracoroidais).