• webmail
  • Acesso restrito

Participação no X Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia

24-08-2017

O Hospital de Olhos Niterói participou do X Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia da SBAO – Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, em São Paulo, entre os dias 01 e 04 de junho de 2016.

A Equipe de Gestores do Hospital de Olhos Niterói apresentou dois trabalhos científicos: Núcleo de Segurança do Paciente e Rastreabilidade de Materiais e Medicamentos, ambos premiados no evento.

Segue abaixo um breve resumo dos conteúdos científicos:

Segurança do Paciente

Visando melhorar os processos em relação à segurança dos nossos pacientes e cumprir a legislação vigente, definimos implantar o NSP no Hospital de Olhos Niterói.

Segundo a RDC nº 36/2013, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é “a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente”, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde.

Um dos objetivos específicos do PNSP (Programa Nacional de Segurança do Paciente) é promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da Gestão de Risco e de NSPs nos estabelecimentos de saúde.

Rastreabilidade

Identificamos a importância de obter o controle de todo o processo da cadeia de material hospitalar e medicamentos no Hospital de Olhos Niterói, visando em primeiro lugar a Segurança dos Pacientes e poder atender aos requisitos da ONA no Processo de Acreditação Hospitalar.

Segundo estudos da Associação Americana de Hospitais e outro conduzido por David Philips, ambos demonstrados pelo o IOMa em seu relatório ToErrisHuman, 1999, anualmente, de 44.000 a 98.000 pessoas morrem devido a erros médicos e cerca de 7.000 unicamente por erros de medicação, dentro ou fora de hospitais. Levantou-se ainda que 2% das admissões de um hospital eram sujeitas a eventos adversos a medicamentos preveníveis, elevando o tempo de internação em 4,6 dias com um custo adicional de 4.700 dólares por admissão.

Em estudo a respeito das origens possíveis dos erros de medicação, a ASHP (Associação Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde) relatou que 39% dos erros ocorrem no ato da prescrição, 12% na transcrição do pedido médico, 11% na dispensação e 38% na administração dos medicamentos. Ainda que estes dados não sejam especificamente da realidade nacional, são de vital importância como parâmetros para ações de melhorias.

As Comissões de Farmácia e Terapêutica dos hospitais devem estabelecer os critérios para o recebimento e dispensação das amostras grátis prescritas pelo médico, designando responsável para o cumprimento desses critérios, além do armazenamento e controle do prazo de validade das amostras.

Abaixo, os vencedores do 7º Prêmio SBAO para Pôster:

1º lugar: N.S.P. (Núcleo de Segurança do Paciente) e T.I. (Tecnologia da Informação) – Implantação dos protocolos de segurança do paciente e software de notificações de não conformidades e eventos adversos (Autores: Jonas Moreira, Felipe Nogueira, Gisela Bruns e Faiga Marques)

Foto 1º lugar

3º lugar: Rastreabilidade de materiais e medicamentos – Um desafio para um hospital oftalmológico com sistema day clinic (Autores: Andréia Roberto, Miguel Ferreira, Jonas Moreira e Faiga Marques)

Foto Congresso 3 lugar

A preocupação da diretoria e de toda a equipe do Hospital de Olhos Niterói no cumprimento de normas para segurança dos pacientes são itens indispensáveis para a melhoria constante e crescente de nossos serviços.

 

Compartilhe:
FacebookTwitter